Direito de Família na Mídia
Índios fazem mediação e conciliação de conflitos
14/09/2015 Fonte: TV JustiçaNa edição desta semana, você acompanha uma equipe do Repórter Justiça, que viajou até Roraima. Ao desembarcar na reserva Raposa Serra do Sol, a equipe participa da instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Indígena. O centro foi instalado com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski.
Depois de ser pintado pelos índios, receber um colar, um cocar e até um arco e flecha, o presidente do STF diplomou 15 índios que se tornaram mediadores e vão atuar na comunidade para resolver os conflitos. O juiz Aluizio Ferreira, do Tribunal de Justiça de Roraima, foi o responsável pela formação dessa primeira turma de mediadores.
A reserva indígena Raposa Serra do Sol, que fica na parte nordeste do estado de Roraima, já foi palco de inúmeros conflitos. Em 2009, a demarcação contínua da área foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. Os fazendeiros da região foram retirados e agora a população indígena precisa aprender a lidar com próprios conflitos de interesses internos. “Eles têm uma forma típica de solucionar os problemas. Então é levar a mediação adequada à diversidade cultural indígena”, aponta o juiz responsável pela formação dos índios. Tudo isso e muito mais no Repórter Justiça desta semana.
Exibições:
Inédito: 12/09, às 21h30.
Reapresentações: 13/09, às 11h; 14/09, às 12h; 16/09, às 19h; 17/09, às 22h30; e 18/09, às 7h30.